Amor cristão: como superar um rompimento

Por Shuyi, Coreia do Sul

Em uma manhã no começo do verão, uma fragrância leve permeava o ar e a luz do sol se derramava em cada canto. Qinyi, usando um vestido de chiffon com estampa floral, sentou-se feliz na estação de metrô para esperar a chegada do próximo trem. Virando a cabeça, calhou de Qinyi ver em um monitor de vídeo uma garota romper com o namorado porque ele a tinha traído; a garota então se virou e saiu com lágrimas escorrendo pelo rosto. Qinyi olhava fixamente para a tela. Naquele momento, de repente, ela pensou em como tinha sido antes, quando nutria o desejo de um amor lindo, em que ela e o namorado passassem a vida juntos, mas, no fim, experimentara apenas cicatrizes e mágoas…

Desde pequena, Qinyi adorava ouvir a música Os Amantes Borboleta e adorava mais ainda assistir ao musical de TV também chamado Os Amantes Borboleta, no qual a história de amor dos protagonistas sempre a deixava profundamente emocionada: “Só quando as montanhas caírem e céu e terra forem um eu me separarei de você”. Ela esperava também ter um amor que durasse até que os céus e a terra envelhecessem, que durasse por toda a sua vida.

No ano em que completou 17 anos, Qinyi conheceu Yuhuan. Ele era gentil, atencioso e sempre se importava com Qinyi. Toda vez que Qinyi se sentia infeliz por causa das pressões da vida, Yuhuan sempre encontrava uma maneira de deixá-la feliz outra vez. Qinyi adorava reclamar das coisas, e ouvir era o que Yuhuan fazia melhor… Sem perceber, Qinyi se viu atraída pelo senso de humor e pela natureza compreensiva de Yuhuan e se perguntou mais de uma vez: “Ele é o homem certo para mim?”. O coração de Qinyi ficou balançado e com o passar do tempo eles se encontravam com mais frequência. Mas o que confundia Qinyi era que Yuhuan às vezes não atendia suas ligações e às vezes simplesmente desligava o celular. Um dia, Qinyi descobriu por um amigo que Yuhuan já era casado e tinha um filho de quase um ano. Essa informação ia completamente além da capacidade de enfrentamento de Qinyi, que quase desmoronou quando a ouviu! Ela pensava nesse amor como aquele que veria ela e Yuhuan juntos pelo resto da vida, mas mesmo assim Yuhuan a havia enganado totalmente. Ela simplesmente não conseguia entender como Yuhuan podia tratá-la assim e se sentiu magoada ao extremo. Na calada da noite, muitas vezes ela agarrou o travesseiro e chorou em silêncio. Qinyi não tinha vontade de se tornar a outra mulher que destruiria a família de alguém, e assim, após uma luta interior e sem dar ouvidos às súplicas patéticas de Yuhuan, ela suportou a dor e cortou toda a comunicação com ele.

Relâmpago do Oriente,casamento cristão,Palavra de Deus

Anos depois, Qinyi encontrou Yuhuan outra vez. Yuhuan sugeriu que ficassem juntos novamente e começassem de novo e Qinyi ficou um pouco balançada. Ela pensou: “Passaram-se anos e os sentimentos de Yuhuan por mim não mudaram nada. Se ele de fato não ama a esposa, então vou aceitá-lo”. Qinyi queria que Yuhuan fizesse uma escolha e, bem séria, disse a ele que não manteria um caso com um homem casado. Inesperadamente, Yuhuan falou com um olhar de escárnio no rosto: “Nestes tempos modernos, que homem que vale o que come não tem duas ou três mulheres em atividade? ‘A bandeira vermelha de casa não abaixa, já as bandeiras coloridas lá fora tremulam ao vento.’ Não é simplesmente normal? Você é conservadora demais!”. As palavras de Yuhuan surpreenderam Qinyi. Ela nunca pensou que Yuhuan diria tal coisa e sentiu como se não o conhecesse mesmo. Ela ficou totalmente desnorteada: o que tornou Yuhuan tão egoísta e promíscuo?

Ela se sentiu um pouco magoada. Jamais pensou que seu primeiro amor acabasse assim. Mas ainda esperava, num futuro não muito distante, encontrar um amor que durasse a vida toda.

Depois, Qinyi foi para a Coreia do Sul e um sul-coreano chamado Haoyu entrou em sua vida. Haoyu era muito caloroso, tinha os mesmos interesses de Qinyi e se importava muito com ela. Haoyu e Qinyi costumavam falar de tudo que tinham vontade, ouvir música e cantar juntos. Quase todos os dias, Haoyu enviava mensagens perguntando como Qinyi estava, e ele a levou para conhecer seus pais. A aparição de Haoyu na vida de Qinyi em uma terra estrangeira trouxe conforto ao coração dela, que fora magoado pelo rompimento anterior. Uma vez, Haoyu cantou com uma profunda afeição a Qinyi: “Eu irei com você até os confins da terra. […] Envelheceremos juntos, livres de cuidado ou preocupação […]”. O coração de Qinyi se interessou por ele, já que o que Haoyu estava cantando era o amor e a vida que ela queria, e esperava que Haoyu fosse aquele com quem ela poderia envelhecer. Quem ia saber que o momento em que seu coração começou a se emocionar com ele seria o começo do fim…

Relâmpago do Oriente,casamento cristão,Palavra de Deus

Certa vez, Qinyi saiu para comer com Haoyu e amigos dele e, durante a refeição, Haoyu atendeu uma ligação. Enquanto estava ao telefone, Qinyi o ouvia falar em um tom sigiloso e sua intuição lhe dizia que Haoyu estava tendo um relacionamento às escondidas com outra garota. No entanto, quando ela o questionou, Haoyu jurou solenemente, garantindo que seus sentimentos por Qinyi eram verdadeiros. Ouvindo-o professar inocência, Qinyi achou melhor acreditar nele. Mais tarde, ela mudou seu local de trabalho e Haoyu também começou a ir trabalhar em outra cidade e, depois de algum tempo, Haoyu mantinha cada vez menos contato com Qinyi.

Um dia, do nada, Haoyu disse para Qinyi: “Espero que possamos ser bons amigos”. Essas palavras foram um choque para Qinyi, que sentiu como se uma ferida que acabara de cicatrizar tivesse sido aberta violentamente mais uma vez, ela sentia tanta dor que não conseguia respirar. Sentia-se tão magoada que só conseguia murmurar para si mesma: “Nosso amor vai morrer tão cedo? Por que sou sempre eu que saio magoada?”. Despois disso, Qinyi ficou muito deprimida e sentia como se tivesse perdido sua alma.

Justamente quando se sentia triste e perdida, ela ouviu o evangelho de Deus dos últimos dias. Ser regada e suprida pelas palavras de Deus e ser cuidada e ajudada pelos irmãos e irmãs fez com que seu coração partido e congelado ficasse muito entusiasmado. Daí em diante, Qinyi sempre se reunia com irmãos e irmãs para ler as palavras de Deus, comunicar sobre a verdade e cantar músicas em louvor a Deus. Ela sentia como se estivesse vivendo uma vida de enriquecimento e felicidade todos os dias.

Um dia, Qinyi de repente recebeu uma mensagem de Haoyu, dizendo que ainda queria continuar o relacionamento. Após um momento de alegria, Qinyi hesitou. Ela não sabia se Haoyu era capaz de passar a vida com ela, e então orou para Deus e Lhe pediu para guiá-la e conduzi-la. Pouco depois, Qinyi encontrou um dos amigos de Haoyu e, durante a conversa, ela descobriu que Haoyu tinha muitas namoradas e que sempre mantinha suas opções abertas em termos de relacionamentos. O que mais chocava Qinyi era que, enquanto estava com ela, ele mantinha um relacionamento às escondidas com outra garota. Após ouvir isso, Qinyi ficou muito brava. O que ela mais odiava eram homens que não assumiam a responsabilidade por seu amor. Haoyu estivera curtindo a vida e ainda assim ela se sentia magoada e triste por esse tipo de homem — como era idiota! Ela refletiu sobre seus dois amores fracassados e os finais dramáticos a fizeram sentir-se singularmente magoada e triste. Não pôde deixar de suspirar e pensar: “Onde o amor verdadeiro pode ser encontrado neste mundo? É tão difícil encontrar um homem que me dê sua atenção total? Por que não consigo encontrar um amor que seja sempre fiel? Por que só acabo traída e magoada?”.

Qinyi confidenciou sua dor a uma irmã da igreja, e a irmã lhe fez uma comunicação, dizendo: “A razão de vivermos em sofrimento é porque não temos a verdade, porque não entendemos a verdade da corrupção da humanidade por Satanás e dos esquemas astutos que Satanás emprega para nos enganar. É por vivemos pelo pensamento errado de Satanás e por buscarmos o amor perfeito da nossa imaginação. Todos nós sabemos que, antes, quando a humanidade só foi corrompida levemente por Satanás, o pensamento das pessoas era relativamente conservador, pois elas eram limitadas pela moral e pela ética, elas devotavam um cuidado especial aos sentimentos reais e ao amor verdadeiro. Embora um homem e uma mulher pudessem não ter sido devotados um ao outro pela vida toda, eles ainda não ultrapassavam demais os limites. Agora, porém, a humanidade está sendo corrompida por Satanás cada vez mais profundamente, e, sob a influência de todo tipo de ídolos de amor, de livros e filmes românticos, as ideias das pessoas sobre moralidade têm sido atacadas e destruídas. As pessoas agora defendem a maldade, estão ávidas pelos desejos físicos e desfrutam dos prazeres do pecado. A maioria das pessoas considera as coisas sórdidas e negativas da maldade e da promiscuidade como tendências, maridos e esposas traindo uns aos outros é um acontecimento comum e se tornou ainda mais difícil encontrar um amor genuíno. Vamos ler o que as palavras de Deus têm a dizer sobre isso!”. Qinyi foi até o capítulo “O Próprio Deus, o Único VI”, em seu livro da palavra de Deus e começou a ler: “Como Satanás tira vantagem das tendências sociais para corromper o homem. […] Uma após a outra, todas essas tendências carregam uma influência maligna que degenera continuamente o homem, fazendo com que ele perca a consciência, a humanidade e a razão de modo contínuo, e que diminui sua moral e sua qualidade de caráter cada vez mais, ao ponto que podemos até dizer que a maioria das pessoas de agora não tem integridade, nem humanidade, tampouco tem consciência e muito menos razão. […] Para o homem que não possui o corpo e a mente sãos, que nunca sabe o que é a verdade, que não sabe a diferença entre coisas positivas e negativas, esse tipo de tendências, uma após a outra, fará com que todos desejem aceitar essas tendências, a visão de vida e os valores que vêm de Satanás. Ele aceita o que Satanás lhe diz sobre como abordar a vida e o modo de viver que Satanás lhe ‘concede’. Ele não tem a força, nem tem a habilidade, muito menos a consciência para resistir.” “Satanás usa essas tendências sociais para atrair as pessoas um passo de cada vez para um ninho de diabos, de forma que as pessoas presas nas tendências sociais defendam inadvertidamente os desejos materiais e de dinheiro, assim como também defendam a maldade e a violência. Uma vez que essas coisas entram no coração do homem, o que o homem se torna, então? O homem se torna o diabo Satanás! Isso é por causa de que inclinação psicológica no coração humano? O que o homem defende? Ele começa a gostar da maldade e da violência. Eles não gostam da beleza ou bondade, muito menos da paz. As pessoas não têm vontade de viver a vida simples da humanidade normal, mas, ao contrário, desejam desfrutar de um alto status e grande riqueza, de regozijar-se nos prazeres da carne, não medindo esforços para satisfazer a sua própria carne, sem restrições, nem laços para impedi-las, em outras palavras, 
fazendo o que quer que desejem.

A irmã continuou a comunicação, dizendo: “A partir das palavras de Deus, podemos ver que a razão para a humanidade ser tão má e degenerada, tão sórdida e corrupta, é basicamente porque as várias tendências sociais originadas por Satanás seduzem e corrompem as pessoas. Por intermédio de todas as pessoas, todos os eventos e coisas que nos cercam, Satanás nos doutrina com falácias malignas, tais como ‘A bandeira vermelha de casa não abaixa, já as bandeiras coloridas lá fora tremulam ao vento’, ‘Aproveite o dia de prazer, pois a vida é curta’ e ‘Não peça eternidade, seja feliz com o agora’. E, após termos sido corrompidos por Satanás, nossa natureza também se torna incrivelmente má, e então é muito fácil aceitar as ideologias malignas de Satanás, começar a brincar por aí com os nossos desejos físicos e defender a maldade. Vemos os inúmeros casos amorosos e as aventuras de uma noite como algo notável e glorioso. Aos poucos, conforme somos envenenados e influenciados pelas ideologias malignas de Satanás, as pessoas se tornam incrivelmente frias e insensíveis, egoístas e desprezíveis, más e degeneradas, e já não pensam mais na consciência ou na razão. Veja Yuhuan, por exemplo. Ele não se importava com ética ou moral, estava com você escondido da esposa e magoou tanto você quanto ela; Haoyu era volúvel em seus afetos e mantinha relacionamentos com muitas garotas ao mesmo tempo, enganando as pessoas. Mas ainda assim não sentia vergonha, acreditando que esse tipo de comportamento significava que ele era um homem poderoso e charmoso. Satanás usa essas tendências malignas não só para atrair muitas pessoas ao caminho da cobiça e da luxúria, para torná-las cada vez mais degeneradas, torná-las diabas malignas e promíscuas, mas também para fazer com que muitos maridos e esposas gentis e amorosos traiam uns aos outros, de modo que as famílias acabem se separando. Como resultado, os males sociais tornaram-se o caminho a seguir, os relacionamentos entre pessoas são muito caóticos e os casos de divórcio e recasamento estão aumentando. Em uma era tão ruim como esta, é muito difícil encontrar alguém que vá nos tratar com sinceridade, que se importe com um amor que será fiel para sempre. Irmã, agora, a partir das palavras de Deus, entendemos a verdade da corrupção da humanidade por Satanás, entendemos agora os modos como Satanás corrompe o homem e seus objetivos desprezíveis, portanto deveríamos considerar corretamente o sentimento interpessoal. Dessa forma, não viveremos cegamente na dor e não seremos enganados por Satanás”.

As palavras de Deus e a comunicação da irmã fizeram com que Qinyi, que vivia confusa e ressentida, despertasse de repente: “Então é Satanás usando tendências malignas, como ‘A bandeira vermelha de casa não abaixa, já as bandeiras coloridas lá fora tremulam ao vento’ e ‘Aproveite o dia de prazer, pois a vida é curta’, para seduzir e corromper as pessoas, para fazê-las cair no pecado da luxúria, se tornar cada vez mais malignas, egoístas e desprezíveis e perder sua dignidade e integridade. São exatamente essas tendências malignas que influenciaram e afetaram Yuhuan e Haoyu. Preocupando-se apenas em satisfazer os próprios desejos malignos, eles magoam, mas também são vítimas dessas tendências malignas”. Tendo entendido isso, Qinyi não levou mais a sério a traição de Yuhuan e de Haoyu.

Depois, Qinyi leu estas palavras de Deus: “Por exemplo, se você estivesse assistindo um show na televisão, que tipo de coisas nesse show poderiam mudar sua visão? […] Que tipo de coisas corromperiam as pessoas? Os pensamentos centrais e o conteúdo do show que representam as opiniões do diretor e a informação transportada por essas opiniões poderiam agitar o coração e a mente das pessoas. Isso está correto?” (de “O Próprio Deus, o Único V”). Enquanto contemplava as palavras de Deus, Qinyi lembrou-se de quando costumava ver novelas e, sem saber, aceitara suas concepções sobre o amor, tais como “Sempre fiel”, “Amantes sempre acabam juntos” e “Só quando as montanhas caírem e céu e terra forem um eu me separarei de você”. Fora tomada por um desejo ardente de amor e sempre sonhara que encontraria um amor eternamente fiel. Só após experimentar dois amores fracassados, é que Qinyi finalmente percebeu que os retratos dinâmicos de amor que as novelas instilavam nas pessoas eram pura ficção. Simplesmente não existiam na vida real, porque as pessoas simplesmente não possuíam amor verdadeiro depois de terem sido corrompidas por Satanás. Ao contrário, tudo se resumia em usar um ao outro e trair um ao outro, e ela mesma tinha sido tão estúpida e tão sem discernimento que fora enganada por essas concepções sobre o amor. Ela considerara a busca por um amor perfeito como o objetivo da sua vida toda. Então, quando os sonhos de amor não se concretizaram, ela ficou incrivelmente deprimida e sofreu uma dor insuportável. Agora, em função das revelações das palavras de Deus, Qinyi pôde finalmente ver com clareza que Satanás usava a busca de um amor perfeito das pessoas para enganá-las e prejudicá-las, para fazê-las continuar buscando com sofrimento. Mas, na realidade, era só uma bela ilusão que nunca poderia se realizar. Quando enfrentam baques repetidos e não conseguem conquistar o amor que desejam, as pessoas vivem em um sofrimento do qual não podem escapar — esse é um dos meios pelos quais Satanás corrompe o homem! Chegando a essa conclusão, Qinyi agradeceu a Deus, do fundo do coração, por salvá-la, agradeceu a Deus por conduzi-la de volta para Ele, por aprender com Suas palavras a discernir os esquemas astutos de Satanás para corromper o homem e por se livrar de seu mal.

Pá-pum, pá-pum, pá-pum, o barulho do trem do metrô tirou Qinyi do devaneio. Em seu coração, ela contemplou o amor e a salvação de Deus e, sorrindo, entrou no vagão. Quando o trem começou a se mover, Qinyi segurou o corrimão, abriu o celular, colocou os fones de ouvido e começou a cantarolar baixinho com a música: “Somente o Criador tem piedade dessa humanidade. Somente o Criador mostra a essa humanidade ternura e afeição. Somente o Criador tem uma afeição verdadeira, inquebrantável, por essa humanidade. Semelhantemente, apenas o Criador pode conceder misericórdia a essa humanidade e apreciar toda a Sua criação. Seu coração salta e sofre a cada uma das ações do homem: Ele fica bravo, angustiado e sofre com o mal e a corrupção do homem; Ele fica satisfeito, alegre, clemente e exultante com o arrependimento e a crença do homem; cada um dos Seus pensamentos e ideias existe e gira em torno da humanidade; o que Ele é e tem se expressa inteiramente por causa da humanidade; a totalidade de Suas emoções está interligada à existência da humanidade. Por causa da humanidade, Ele viaja e Se apressa; Ele silenciosamente emana cada partícula de Sua vida; Ele dedica cada minuto e segundo de Sua vida” (de ‘Só o Criador tem piedade da humanidade’ em “Seguir o Cordeiro e cantar cânticos novos”).


As palavras “tem piedade”, “ternura e afeição” e “inquebrantável”, comoveram profundamente o coração de Qinyi. Ela pensou em quando esteve em sofrimento máximo e Deus a trouxe de volta para Sua família e usou Suas palavras para aliviar as feridas de seu coração, e que foram as palavras de Deus que a fizeram ver com clareza que Satanás corrompe, controla e engana as pessoas ao usar tendências malignas e ideias equivocadas sobre o amor. Só as palavras de Deus a capacitaram a discernir os esquemas astutos de Satanás, e ela não buscaria mais um amor vago e ilusório, mas, em vez disso, evitaria o mal que Satanás causa. Qinyi entendia agora que, só vindo diante de Deus e aceitando Sua salvação, perseguindo a verdade e trilhando a senda de temer a Deus e evitar o mal, é possível seguir o caminho certo na vida. Ela chegou a reconhecer fortemente que, neste mundo, o amor excelente, o mais verdadeiro e o mais desinteressado é o amor de Deus pela humanidade. Somente Deus ama o homem em silêncio, dá a ele o sopro da vida, rega-o e o supre com a verdade, o capacita a discernir os esquemas astutos de Satanás e a evitar o mal de Satanás. Qinyi jamais teria como retribuir um amor como esse! Do fundo do coração, ela ofereceu sua gratidão e seu louvor a Deus e tomou uma resolução: perseguir a verdade, seguir a Deus e trilhar a senda certa por toda a vida!


Recomendações relacionadas: Após a traição do marido, Deus a salvou da nuvem de dor

Enviar um comentário

0 Comentários